terça-feira, 3 de setembro de 2013

Status CsF - Parte 1

Hello guys, how are you doing??

Hoje vou postar coisas aqui sobre os Status da Capes. Para não ficar um texto muito comprido colocarei neste post até a bolsa concedida e num segundo até implementação, ok?

Feita a inscrição, vocês vão ver uma imagem como essa (ver como fazer inscrição aqui: (Inscrição doutorado pleno )

E você receberá ainda um documento em PDF ou só um e-mail simples, no seu e-mail cadastrado, com um resumo da sua inscrição. No meu caso, eu recebi essa confirmação no dia 10/01/2013.
Para observar a situação do seu processo, click aqui:   Situação do processo e entre com o número do seu CPF. 

O primeiro status pós inscrição é: "Processo em análise de mérito. Aguarde a comunicação da CAPES".
Essa é a fase que mais demora, e significa na prática que a CAPES está analisando seu processo como um todo.

Daí temos duas possibilidades:
     1. Processo indeferido - Você não foi aprovado, não se desespere, entre com recurso ou se inscreva de novo.
     2. Processo deferido, aguarde comunicação da CAPES.

No meu caso foi o número 2 [Graças à Deus] e no dia 6/05/13 eu recebi meu AVISO DE CONCESSÃO.
O seu status nesse momento será: "aguardando documentação complementar"
O aviso de concessão NÃO significa que está tudo resolvido, menos que você conseguiu a bolsa, só significa que você tem que mandar a lista de documentos acima em até 10 dias, nesse link: Formulários On-line (etapa de concessão)


Mandando todos os documentos você precisará esperar um pouco mais. O seu status agora será: "Aguardando parecer da Capes. Aguarde comunicação da CAPES".

Ps: Você receberá e-mails confirmando os documentos recebidos (todos eles serão enviados pelo seu técnico), contudo, por ser um sistema eletrônico, NÃO confie, e ligue p/ o seu técnico para confirmar. [Telefones dos técnicos ]

That´s it for while!

See you guys

45 comentários:

  1. Boa tarde, Flávia.
    Estranhamente meu processo mudou de:
    "Processo em análise. Aguarde a comunicação da CAPES".
    Para:
    "Aguardando parecer da Capes. Aguarde comunicação da CAPES".
    Conheces algum caso igual?

    Abraços,

    Eurico

    ResponderExcluir
  2. Olá Eurico, eu coloquei nos posts os principais status, aqueles que de fato faziam você mudar de uma etapa p/ outra.

    Processo em análise = é geralmente o status pós sua inscrição(o momento em que eles recebem seus documentos)
    Quando ele passa para "aguardando parecer da CAPES" = significa que ele esta se encaminhado p/ a etapa de concessão ou não, ou seja, esse parecer pode ser, como eu disse: processo indeferido ou processo deferido, se for deferido vc receberá o aviso de concessão da bolsa.

    Não sei exatamente em que etapa vc está agora, estou te falando a experiência que eu tive e que eu tenho visto de pessoas comentando nos grupos.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Flavia, tudo bem??
    Estou com uma dúvida... você abria o site da capes sempre para ver o processo e chegou a ver a mensagem de "Processo Aprovado" antes de receber o e-mail de confirmação?? É que no meu caso ainda não recebi nenhum e-mail, mas já está como aprovado no site.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Miyagi. Tudo e você?
    Então eu não abria todo dia p/ não ficar paranóica. Mas quando meu processo foi aprovado (p/ daí eu receber o aviso de concessão) o status mudou antes sim, mas não sei te dizer o quanto antes. Contudo, sei que num dia eu vi o status mudou e no outro eu recebi o e-mail com o aviso, mas como disse não sei dizer a quanto tempo havia mudado, mas com certeza não foi mais de 10 dias.
    Algumas pessoas estão nessa tbm, o processo aprovado e não recebeu email. O que você pode fazer p ir adiantando é mandar o docs que estão na imagem do "aviso de concessão" no post acima, afinal é isso que irão te pedir. qq dúvida me escreve.

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávia, tudo bem?

    Fiz a inscrição no CsF dia 23 de setembro de 2013. Até então não tinha cronograma, como tem agora e eu ainda não havia recebido o aceite da universidade. Fiz o pedido no CsF para começar na universidade em fevereiro de 2014. Recebi o Offer Letter da universidade ontem, com a data de início pra janeiro, mas acho que foi problema na universidade, acho que tem como mudar para fevereiro para ficar certinho com o CsF. Bom, como houve essa mudança no CsF, e agora eles colocaram cronogramas e tudo mais, tenho a impressão de que meu processo está "largado". Daí tô com medo de não dar tempo de ir em fevereiro. Ligo na CAPES e ninguém me dá informação e nem um parecer de como está meu processo, meu status ainda está "Inscrição confirmada pelo candidato. Aguarde comunicação da CAPES.". E agora? Peço para alterar a offer letter para fevereiro? Pra março? Abril? Eu preciso dar um parecer para universidade e eu preciso de um parecer do CsF, como faz? O que você acha?

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo. Olha eu confesso que tenho minhas dúvidas de como te ajudar. Ligar nos telefones gerais da CAPEs realmente n serve de nada. Te aconselho a ligar p/ tecnicos (olhe o post de telefones uteis) liga p/ todos até um te atender. Quanto a Uni, se estiver vindo p inglaterra, as datas de inicio sao janeiro ou setembre, assim que não creio que vc possa entrar no meio do semestre. Se for outro país vc precisa se informar quanto a isso. Fique atento, pq p/ Janeiro esta em cima da hora, o processo demora em média 8 meses p/ passar por todas as fases, e isso já é previsto em edital. Eu fiz minha inscrição em Jan p vir em Setembro.

    Eu desconheço um pouco das regaras novas do edital assim que não sei mto como te ajudar. De qq forma ligue p tecnicos e encha o saco, literalmente, ate vc ter resp.
    Sorte e se puder ajudar em algo mais me avise.

    ResponderExcluir
  7. Olá Flávia tudo bem? O meu status estás assim: Processo aceito, aguardando análise quanto ao mérito da proposta. Aguarde comunicação da CAPES.

    Vc poderia me informar se meu processo foi aprovado ou algo do tipo? Obrigado... Por favor poderias me responder ao meu e-mail também? fabianogeologia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Flávia! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia, Parabéns pelo blog.
    Uma dúvida: Quando você teve o mérito julgado, processo deferido, já sabia qual o seu técnico responsável na CAPES?

    ResponderExcluir
  10. Ola Fabio, obrigada! Fico Feliz em estar ajudando!

    Entao sabia sim, quando eu recebi que tive processo aceito, foi o meu tecnico que me enviou na verdade. Porem mudou duas vz desde entao. Vc tem um tecnico que te acompanha entre o processo deferido ate o seu embarque, vamos dizer assim, ate te darem o dinheiro. Ai muda p/ uma pessoa, mas vc e informado sobre, e ela que te acompanha depois. No meu caso tive a sorte de mudar de nv, digo sorte, pq essa tecnica que tenha agora eh a melhor que poderia ter!
    Boa sorte, as vz eles nao sao muito pacientes, mas fique no pe! =D

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia tudo bem? Fiz inscrição para doutorado pleno, e meu processo está na fase processo aceito aguardando análise quanto ao mérito da proposta...a bastante tempo, já passou 120 dias da inscrição...O que você acha?
    Obrigada
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Entao, se fazem 120 dias da inscricao, ou seja, do dia que voce mandou todos os documentos, eu posso dizer que ta bem rapido. Se esta 120 desde que seu status mudou p/ aceito e vc ja tem um tecnico e melhor ligar la p/ ver.

      Se voce nao tem o tecnico, liga no numero da CAPES mesmo, tem no post Telefones Uteis.

      O processo todo costuma levar 8 meses, assim que 4 meses (120 dias), esta no tempo normal e esperado. Nao tem que se desesperar.

      No meu caso eu fiz inscricao em Janeiro, mudou p/ processo aceito (analisando merito) em abril, e processo aceito (aguardando documentacao complementar) so no fim de Maio, que era o deadline p/ resposta (no meu caso).

      Enfim, boa sorte, qq coisa me avisa.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Flávia, parabéns pelo blog!!!
    Estou na mesma situação que Rose e Flávio, meu processo está parado desde novembro com a mesma mensagem de análise do mérito. Ao entrar em contato com a Capes, após muita insistência, obtive a informação que houve um atraso (sério!!!????Nem percebi!) e que o resultado será divulgado até final de fevereiro de 2014.
    Bem, não vejo outra alternativa a não ser aguardar.
    Abs
    Luana

    ResponderExcluir
  14. Ola Luana, tudo bem? Lendo nos grupos, percebi que varias pessoas reclamavam de atraso. O edital de vcs foi pelo continuo ou pela data?? Se foi continuo, infelizmente eh dificil cobrar datas da Capes ou CNPq, simplesmente pq eles dao um rpazo de 8 meses, agora como serao esses 8 meses, so Deus eh quem sabe viu! Se disseram que o resultado saira em Fev, vai sair, provavelmente no dia "31" hahaha mas deve sair sim, e dificil pedir tranquilidade enssas horas, mas ficar no pe da capes, digo, naquele setor de informacoa nao resolve mto pq eles nao sabem de nada, e como vc n deve ter um tecnico ainda, eh dificil mesmo entrar em contato. Fique atenta as documentacoes, e tudo mais, just in case!
    me mantem informada!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Olá Flávia,
    Você está de parabéns pelo seu blog. Encontrei aqui todas as informações que eu precisava sobre status, prazos do doutorado pleno csf. Muito bacana ter um espaço para esse compartilhamento de experiências e conhecimento. Realizei minha inscrição em 08/08/2013 fluxo contínuo e o status no sistema aparece como Processo aguardando parecer da CAPES. Aguarde comunicação da CAPES (mudou essa semana). Antes era sempre análise quanto ao mérito da proposta.
    Diariamente eu tentava contato telefônico com a capes. Nos que tive sucesso o pessoal informou que os processos estão demorados e parados pois estão nas mãos para análise para os avaliadores externos e como eles não voluntários, não tem como exigir maior rapidez nessas análises dos projetos.
    Irei cursar meu doutorado na Universidade do Minho em Braga - PT, estou com passagem comprado já para o dia 10/02. Pelo que vocês comentaram o resultado sai final de fevereiro. Mesmo estando lá será possível ganhar o auxílio deslocamento, instalação ? Como ai devo proceder para enviar toda a documentação para capes para implementação da bolsa ?
    Todo dia irei passar aqui para dar uma espiada nos post.
    Boa sorte e sucesso para todos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Flávia,
    Quero parabenizar pelo seu blog. Muito boa essa iniciativa de criar um espaço para troca de conhecimentos e experiências. Encontrei aqui muitas informações aqui, que em meses de ligações par a capes, ninguém soube me informar.
    O meu processo está em Análise quanto ao mérito da proposta. Em várias tentativas de contato com a CAPES os técnicos e os atendentes informaram que os processos estão parados nas mãos dos consultores externos para análise. Como eles são voluntários, não tem como cobrar e exigir maior agilidade no parecer dos projetos. É só esperar.
    Inscrevi para doutorado pleno CSf fluxo contínuo em 08/08/2013, irei cursar na Universidade do Minho – Braga- PT, embarco dia 10/02. Aula começa 17/02 lá. Se sair a bolsa após meu embarque terei direito a auxilio deslocamento e instalação? Como procedo para envio dos documentos para a implementação da bolsa, estando lá ?
    Agora todo dia é sagrado eu passar e conferir os post do blog.
    Boa sorte para todos, estou confiante que todos iremos receber o esperado e-mail o mais breve possível que a bolsa foi concedida.

    ResponderExcluir
  17. Ola Isaias, fico feliz de saber que de certa forma tenho podido contribuir com todos voces. Obrigada pelos comentarios e por acompanhar o blog.

    Recebi alguns comentarios sobre os "atrasos" nos resultados e as demoras, e a falta de uniformidade com relacao aos processos.
    O edital continuo foi a pior coisa que a CAPEs fez, pois ai as pessoas ficaram totalmente sem padrao p/ datas de inicio de aulas e tudo mais.

    O meu processo demorou 8 meses no total, e de varias pessoas que chegaram comigo (da graduacao e alguns que vi em grupos de doutorado) tambem demoraram ao redor disso. Nao tem uma quantia certa de dias p/ mudanca de status, depende mto sempre do seu tecnico, de qtos alunos ele tem e, no caso do fluxo continuo, de quantos se inscreveram perto da sua data de inscricao.

    Vc disse que fez a inscricao em agosto certo, considerando os 8 meses de prazo que a capes da, sua bolsa seria implementada em Maio.

    Acabei de ler nas orientacoes ao bolsista, da capes, que o auxilio deslocamento (de ida, pq o de volta vem no final do curso) so sera concedido se o beneficario estiver residindo no brasil e o doutorado nao estiver iniciado.
    Vc pode ler isso nesse link: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=4c423473-2db0-493d-8001-84e3a2862abe&groupId=214072

    Nao desiste de ficar no pe da CAPES, e tenta conversar na Uni p/ adiar o inicio do seu curso, a maior parte deles nao tem aula mesmo, noa e estruturado, enfim, estude essa possibilidade.
    qq coisa me escreve de novo.
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Olá Flávia,
    Que bom esse seu breve retorno. Eu tive aceite ainda o ano passado na Universidade de lá e pedi para alterar a data de inicio do semestre agora para fevereiro. Até gostaria de mudar a data do inicio, para poder receber esses benefícios da capes, mas como já estou com passagem comprada e visto, fica complicado.
    Fazer o que, vou encarar e pagar a universidade até conseguir a bolsa.
    Isaias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isaias, eh uma pena que vc nao conseguira mudar, de qq forma tenta falar com a capes, e sei la, de repente vai que vc consegue!
      boa sorte na finalização do seu processo.

      Excluir
  19. Parabéns pelo Blog! Como disseram, existem informações aqui que nem a CAPES sabe dizer ! E ajuda a nos tranquilizar, pois ser aprovado ou não é uma notícia que muda bastante o curso das nossas vidas.

    Espero que o resultado dos editais de 2013 saia no máximo até o final de fevereiro como disse a Luana pois o prazo era agora, no final de Janeiro. Os 120 dias já foram e continua 'aguardando análise quanto ao mérito'. Vou tentar ligar para a CAPES e conseguir extrair mais informações. Caso descubra alguma nova informação, posto aqui.

    Boa Sorte a todos,
    Vitor

    ResponderExcluir
  20. Ola Vitor, brigada! fico feliz que estou ajudando voces de alguma forma! Peco p/ que vcs alem de comentarem aqui, em ajudem a divulgar o espaco, que ai mais gente tera acesso as informacoes.
    vou fazer um post sobre esses atrasos e ver se consigo dar algumas informacoes p/ vcs.
    O mais dificil eh que como nao temos uma uniformidade nos processos, as vz aparecem datas e e status distintos, mas enfim. Espero que logo saia o edital de vcs. boa sorte

    ResponderExcluir
  21. Olá Flávia, parabéns pelo blog!!Está sendo de grande ajuda pra mim e com certeza pra muitas pessoas que estão esperando o resultado.
    Você sabe se o diploma de mestrado ou a ata da defesa podem ser ser mandados depois do termo de compromisso e o resto dos documentos? Porque se der certo acredito que a minha defesa será depois dessa fase de envio dos documentos.

    ResponderExcluir
  22. Ola Tallyta, fico feliz de estar ajudando.
    Entao, pelo documento que eu recebi, disse que eu teria ate 30 dias antes do inicio da bolsa (que vc deve considerar o mes que comeca suas aulas) p/ enviar esses documentos. Contudo, o quanto antes vc enviar o termo de compromisso e tudo todos os outros melhor. A minha atrasou pq eles alegaram que nao tinha recebido o termo de compromisso, mas mandei no mesmo dia p/ eles, via plataforma. Entao so fica atenta. Nao imagino que tenha problema, mas se vc ja esta nessa fase, fale com seu tecnico, e peca uma declaracao da sua uni/ orientador confirmando que vc defendera antes do inicio do seu curso no exterior. Manda isso, e assim que sair sua ata de defesa vc manda tbm.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  23. Olá Flávia, acompanho seu blog e hoje recebi meu aviso de concessão hoje, fiquei tão feliz! Gostaria da sua ajuda com a "Confirmação de Interesse ou Desistência de bolsa", uma vez que não há nenhum modelo. Você mesma digitou um textinho e enviou em PDF? E você inseriu assinatura digital?
    O texto deve ser algo parecido com "Eu xxx, CPF, numero do processo, confirmo para os devidos fins o interesse na bolsa para doutorado no exterior para a Universidade xxx no país xxx com vigência xxx"???

    Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Parabens pela concessao! Eu mesma fiz meu texto, e nao tem modelo, mas esse padrao do Eu xxx, CPF, confirmo interesse bla bla bla, esta otimo. Nao precisa ser nada formal demais, so os seus dados, documentos, e dizendo que vc confirma o interesse. A assinatura eh melhor ser normal, imprime, assina e scaneia! foi o que eu fiz! =]

      Excluir
  24. Flávia, Flavinha, Flavitcha (já me sinto intimo de tanto acessar seu blog!!!!..rs) e eu estou postando para agradecer d+ a sua ajuda e boa vontade de descrever sua experiencias com o processo do DOC, este blog era uma maneira de me confortar na demora de mudança de status do meu processo no site da CAPES...rs, felizmente meu aviso de concessão chegou essa semana e já enviei a documentação pro povo da CAPES e acredito que esta quase tudo certo. Os telefones que você publicou aqui caíram do Céu, você não tem noção de como foram úteis para eu dar continuidade no processo, minha técnica é a Priscylla, que tenho que agradecer a Deus pela paciência e prontidão que ela teve, e ainda tem, para me ajudar duvidas e neuras...rs. Estarei indo pra Dublin e caso vc tenha alguma folguinha e queira conhecer esta cidade estarei, se Deus quiser, ae para te hospedar e apresentar a cidade...rs forte abraço Flavinha té+

    ResponderExcluir
  25. haha olha tenho que confessar que me fez rir com seu comentario!!! Fico feliz em saber que eu tenho ajudado vcs, e que vc recebeu seu aviso de conscessao! Dara tudo certo com ctza! =D

    boa sorte! =DDDD

    ResponderExcluir
  26. Olá Flavia , boa noite
    passei por todas as etapas do capes, quando faltou receber o termo , recebi um email dizendo que estava fora do programa pela nota do enem que foi 580, para que fez chegar ate aquir meu visto ja esta marcado esta tudo pronto , e agora?

    ResponderExcluir
  27. Ola Jacira. E uma pena que nao tenha conseguido pela nota do Enem, mas infelizmente acho que nao se tem mto o que fazer, pois pelo que sei, ja tem no edital que vc precisa de pelo menos 600 pontos eu acho, p passar (como sou doutorado, nao uso nota do enem, ate pq qdo fiz o meu, nem era nesse formato, rs). Segunda coisa, vc nao passou por todas as fazes, na vdd receber o termo e o meio do processo. O que quer dizer que simplesmente vc nao foi aprovada.
    Vc ainda pode recorrer a decisao da CAPEs, mas como a nota do enem e prevista em edital, infelizmente acho dificil. Mas enfim, nao custa nada tentar. De tdas formas, busque pro outros programas, Csf nao eh o unico.
    sinto muito e boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. Oi Flávia! Tenho acompanhado seu blog como forma de acalentar o coração e acalmar os ânimos. Me inscrevi ano passado pro Doutorado e hoje meu status foi para "Processo aprovado. Envie a documentação complementar para o processo. Aguarde comunicação."

    Tenho duas dúvidas, não sei pode me ajudar.

    Isso quer dizer que agora o problema é só documentação? Tipo, a questão do mérito já está certa e tal?

    Outra coisa, o teste de proficiência é obrigatório ou só caso a instituição peça? No meu caso, me candidatei para França e não tenho o Delf feito, porém todo a minha comunicação com a universidade e orientador foi em francês e eles não exigiram nada. Você acha que a Capes irá pedir por ela mesma?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Ola Leticia, fico feliz em saber que pude ajudar.
    Basicamente agora e documentacao....contudo, se a documentacao nao for ok, ou se faltar algo, a bolsa ainda pode ser indeferida, mas so vi acontecer pq alguem tinha uma nota do Enem menor, que no nosso caso nao serve p nada! Acho que vc mandar td certo, nao tera nenhum problema nao, nao tem pq!

    Qto a proeficiencia, eu nao sei como eh p/ Franca, p Uk eles exigem, mesmo que a Uni nao peca. Se vc ja tem a prova, manda ueh... nao vai ser eliminatorio, ate pq eles pedem menos pontos do que a Uni pediria se fosse o caso. De qq forma olhe seu edital, mas se n me engano e um dos documentos que tem que mandar.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Flávia tenho um caso e queria que vc me ajudasse, dizendo se ja viu isso, se sabe como resolver...
    primeiramente eu tirei menos que 600 no enem, portanto, menos que o permitido (fiquei muito proximo de 600).
    porem eu recebi o TOA e depois de alguns dias eu recebi o termo de concessão, dinheiro na conta. Antes disso ja tinha comprado a passagem para la, PARA O DIA DE HOJE (DIA 03/032014). Assim sendo, na sexta feira dia 28/02/2014, a CAPES me mandou um email me indeferindo. Queria saber se vc ja viu algum caso desse, e o que eu faço?

    ResponderExcluir
  31. Ola Julio. Entao teve uma outra pessoa que falou cmg sobre isso, dizendo que tbm foi indeferida pela nota do enem (veja nos comentarios acima, nesse mesmo post, a menina chama Jacira). Eu nao sei exatamente como funciona p graduacao, mas vi em noticias de jornais, e nos grupos do facebook que muitos foram indeferidos pela nota do enem. Cara, eu sei que parece injusto, mas se a nota minima e 600, e vc tem 599, infelizmente, creio que vc ta fora, mesmo com tdo o resto ja certo, pq e um dos pre-requisitos do edital.

    Vc sempre pode tentar recorrer a decisao, mas minha mera opiniao, acho um pouco dificil, considerando que e um requisito previsto em edital.

    Enfim, fale com a Jacira acima, ve o que ela fez, e ah nao custa nada tentar mais uma vez.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendi... o duro que se eles tivessem indeferido igual o dela, pq pelo que eu entendi no post dela, é que mandaram o termo de concessão já indeferindo ela... no meu caso eles mandaram o termo, tudo certinho e só na sexta feira eles enviaram um email dizendo que eu estava fora, sendo que minha viagem é hoje...obrigadoo

      Excluir
    2. Eu entendo como e barra Julio, de fato eles indeferirem assim tao proximo a sua viagem eh bem complicado mesmo.

      Sinto muito, espero que c consiga reverter isso.
      boa sorte

      Excluir
  32. Oi Flavia!
    Fiz minha inscrição no edital que fechava em 30 de setembro do ano passado e meu status ainda diz: mérito da proposta em análise e etc. Liguei no MEC e ninguém sabe a data prevista para esse edital (na verdade a mulher nem sabia que ele existiu). E agora, 5 meses sem nenhuma resposta, fico me perguntando se eu não deveria me inscrever para outro edital ou para outros programas. O que você acha? Sabe de alguém que se inscreveu por esse edital e teve resposta?
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda. Entao, pelo que acompanho nos grupos do facebook, tem varias pessoas que se inscreveram com vc e ainda nao tiveram resposta. Contudo, no meu caso, por exemplo, eu me inscrevi em Jan, e minha resposta saiu em Maio, ou seja, mais ou menos o mesmo tempo que vc esta esperando, e esse era o padrao. Alias p/ mim, qdo eu me inscrevi, ficou claro que demoraria isso, e que o processo todo poderia demorar ate 9 meses, que foi o que houve com o meu, me inscrevi em Jan, e cheguei no UK em Setembro. Entao ainda nao vejo tanto motivo p desesperar, sei que eh um saco esperar, mas o numero de inscritos aumentos, e pelo visto o de staff da capes nao. Ligar no MEC nao adianta, tem um post de telefones uteis que vc pode ligar p/ saber se tem alguma nvdd, se bem que acho dificil. Vi que teve umas pessoas comemorando que tinha mudado status, entao isso deve estar acontecendo aos poucos.
      Se achar que deve se inscrever em outros editais, faca, nao custa nada, depois se nao sair vc tem outras opcoes.
      boa sorte

      Excluir
  33. Oi Duda, eu me inscrevi também para esse edital, meu status mudou para "aguardando parecer da capes" e logo depois de uma semana, mudou para "aguardando parecer e comunicação da capes", eu realmente não sei o que significa mais, somente que esta demorando muito.

    ResponderExcluir
  34. OI. Obrigada pelos esclarecimentos. Você sabe dizer se as bolsas Capes e CNPQ de doutorado pleno têm alguma grande diferença entre elas que faça com que uma seja melhor que a outra?

    ResponderExcluir
  35. Ola Denise, desculpe a demora p/ responder, mas estava de ferias.
    Entao, eu sinceramente nao sei essa informacao. Sou bolsista CAPES, e sendo sincera nao conheco as modalidades do CNPq. Da uma lida no site deles, quem sabe vc consegue se informar melhor. Boa sorte

    ResponderExcluir
  36. Oi Flávia,
    beleza?
    Me tira uma duvida graaaande: como bolsista da CAPES pra doutorado pleno, ficamos entre 3 e 4 anos distantes de tudo e todos que sempre estiveram por perto...nada mais justo que fazer uma visita a esse pessoal aqui no Brasil durante as férias na faculdade na alemanha certo? Mas ai vi que tem a questao da CAPES simplesmente PROIBIR o retorno ao Brasil durante a vigencia da bolsa (mas pode pra qualquer outro lugar do mundo! estranho, rs). Você já passou por isso? Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  37. Ola Diego, pelo que eu sei era realmente proibido, mas isso mudou, ta previsto em edital que o bolsista pode passar 30 dias fora do pais de destino, nao fala que nao pode voltar p Brasil. Eu vou voltar no fim do ano com certeza! alem disso conheco casos de graduacao que e so um ano e que voltaram e deu nada, ninguem nem ficou sabendo. Entao fiquei tranquilo, na pior das hipoteses vc contrata um advogado e juiz nenhum vai te impedir de ir. =D

    ResponderExcluir