quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dilma card - part 2

Hi guys, how are you doing??

This next post is going to be just in potuguese 'cos is specifically for brazilians! ;]

Este post será em português porque e direcionado para brasileiros.

Bom gente a novela do cartão da Dilma continua ne? Então vamos lá, vou tentar esclarecer as coisas, segundo a experiencia que eu tive.

Como vimos no post Dilma Card part 1 vários alunos foram pegos de surpresa ao saber que iriam receber um cartão e que o dinheiro não seria mais mandado para a conta no exterior. Surpresa maior foi saber disso quando nos já não estávamos mai sno Brasil (!!!!!!)

A CAPES/CNPQ não resolvera NADA com relação ao cartão, ou seja, NÃO adianta encher o saco do seu técnico, porque ele não pode fazer nada, por simples dois motivos: a mudança foi decisão da nossa Presidenta e o Américas e quem cuida de toda a administração desses cartões, assim que, não sua alternativa e ligar p/ os EUA.

Se tiver fora do Brasil ligue: +1 510  771 -6406 (simples assim, sem DD, operadora, enfim, bota o numero direto e vai na fé). Esse ligação pode ser feita via celular, telefone fixo, skype ou gmail. Algumas pessoas disseram que conseguiram ligar de graça do gmail ou do skype, eu não consegui de jeito nenhum, mas enfim, tente, vai que!

Se você ligar do Brasil será: 00 55 (operadora 15 ou 21 ou que achar melhor) 1 510 771 -6406.

QUANDO LIGAR?
Se você recebeu o e-mail e não ligou ainda, esta ATRASADO (!). Você precisa verificar aonde esta seu cartão. Muitos casos como o meu, a Capes colocou o endereço no pais de destino, mas pros EUA, quando deveria ser outro pais, então você precisara pedir uma segunda via (o que ocorrera na maioria dos casos). Se tiver no Brasil e ainda tiver mais de um mês p/ vir, recebera na sua casa (mas certifique-se).

Para mandar uma segunda via serao cobrados $10.00 de taxa, que a Capes nao ira pagar, sim meu amigo, isso saira do seu bolso.
Quando seu cartao chegar vc tera que ligar la de novo, no mesmo numero, e ativar sua senha. Fazendo isso, tera que fazer o cadastro no site: BB americas. O numero da sua conta e o numero do cartao, e senha que te pedirao sera a que cadastrou por telefone.

Nota: no cadastro do telefone te pedirao seu CPF e data de nascimento, a data de nascimento deve ser informada assim: MM/DD/Ano (TEM QUE SER NESSA ORDEM)  e a senha sera de 4 digitos. Tenha tudo em maos p/ gastar menos com ligacao internacional.

Ao ativar seu cartao, vc vera que terao tres numeros diferentes. Um com $0.00, outro com -$10.00 (a taxa cobrada) e outro com a sua bolsa que chama (Card purse) que vira o saldo da sua bolsa no valor da moeda do pais em que voce esta. Os alunos que ja tem o cartao fazem mais tempo me disseram que isso e normal, e que funciona desse jeito mesmo. Eu ainda nao usei o meu cartao, pois o dinheiro que esta la e so p/ janeiro, mas nao creio que tera problema. Se tiver duvidas, ligue p/ banco, nao para a CAPES.

Fim da novela. E isso gente. Minha técnica me disse que algumas pessoas que ainda não tinha recebido Janeiro o receberão, e alguns graduandos tbm receberam já mensalidades de dez/jan. . Lembrando que isso e o que eu sei, pode ser que p/ vc seja diferente, então se não recebeu, mande um email p/ seu técnico e confirme sua datas.

Com relação ao pagamento dos próximos meses, no meu caso Fev/Mar/Abri minha técnica informou que esta previsto cair ate fim de Dez. (previsto!!!!)

Lembrando que tudo que escrevo aqui, são baseados na minha experiencia com o processo, o que não garante uma verdade absoluta pois sabemos que as regras, técnicos e varias outras coisas vivem mudando, então sejam sábios ao analisar o post.

Quem tiver algo p/ contribuir, por favor comente abaixo a sua experiencia, assim ajudamos uns aos outros.


ps: Desculpem os acentos faltando, estou usando um teclado britânico e não tem acento.

good luck everybody

Note2: Uma aluna no facebook (Lais batista) me deu a seguinte informacao:

"eles estão com um numero gratuito pra ligação internacional agora, de acordo com o email que recebi.

internacional gratuita para nossa central de atendimento. O número é 800 6677 8000 (desde que você esteja no Inglaterradisque o número 0 antes do número). Este número só funciona a partir de um telefone fixo, então, por favor se você usa um celular tentar encontrar um telefone fixo eo número não funciona através do Skype. Gostaríamos de receber alguns comentários neste número internacional que estamos disponibilizando aos alunos."

9 comentários:

  1. E pensar que meu marido ainda nem recebeu a bolsa de novembro/dezembro/janeiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia, tu recebeu o cartão no exterior já? Pq to esperando desde outubro no Brasil e nada. Viajo em breve e vou ter q pedir para entregarem no exterior, mas to achando q tentaram entregar no meu apto, ning. atendeu e desistiram.

    Como foi no exterior? Sò entregam para ti? Precisa assinar algo?

    ResponderExcluir
  3. Ola, qdo fiquei sabendo que receberia o cartao, liguei no bb americas e eles enviaram p ca, sob uma taxa de $10,00. Chegou rapido e sem problemas.

    ResponderExcluir
  4. Voce esta gostando do cartao? Eu estou com ele na Italia e esta sendo um pain porque pago 2 euros para fazer saque, aqui tem limites pequenos e muitas contas devem ser pagas em dinheiro ou na minha conta italiana. Achei bem chato isso porque no inicio diziam que pagariam a bolsa na conta italia.

    ResponderExcluir
  5. Ola Mariana, eu nao gosto nada do cartao. Nao e seguro, nao tem chip e mtas vz nem senha pede, aqui no Uk, tp qq um poderia usar sabe, e como vc disse limites de saque e essas taxas pagas, aqui me cobram 2.5£ um absurdo!!!! Tem uma associacao fazendo uma pesquisa sobre, mais informacoes nesse post aqui: http://sight-and-thought.blogspot.co.uk/2014/01/pesquisa-sobre-o-cartao-bb-americas.html?showComment=1390236608639#c1611107546124103860

    se puder divulgar o post agradeco.
    boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia, primeiramente parabéns pela iniciativa... dicas pertinentes a todos nós bolsistas. Estou indo pra Londres fazer um Pós-doutorado, vou agora em julho. Já recebi e ativei meu cartão.
    Minha dúvida é sobre essa segunda conta que aparece, o Card Purse...ele tem um outro numero diferente do meu cartão, estou preocupado pq a Capes deposita o dinheiro em libras nessa conta, Você usa o cartão normalmente aí no Reino Unido? Não precisa fazer nada mais??
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael, o meu na falta de uma tem 3, mas nao faz diferenca nenhuma. Pelo menos nao fez ate agora, o dinheiro e depositado na conta do seu cartao mesmo, e vc saca normalmente, nao se preocupe. Caso tenha algum problema e so ligar no Bb americas, la nos EUA, e eles resolvem rapidinho p/ vc! Boa sorte

      Excluir
  7. Olá Flávia, blz? Tenho um dúvida e não sei se você pode me ajudar. Deu uma merda muito grande com meu cartão e eu to tentando ligar pro número internacional dele 800-6677-8000 mas a chamada não pode ser completada. To ligando da França. Saberias me dizer por favor se preciso discar algum número antes? Muito obrigado, Tarso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tarso, infelizmente nao sei como te ajudar. A ultima vez que precisei ligar foi em 2013, entao tudo que esta no blog e o que eu lembro sobre o assunto.
      Obrigada

      Excluir