terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chaging your project/ Mudando o seu projeto


Hi guys, I will do this post in portuguese.
 
Post destinado aos alunos do Csf - doutorado pleno.
 
Oi gente, se você assim como eu começou seu doutorado e se deu conta de que terá que mudar seu projeto, NÃO se desespere, esse não e o fim do mundo! Quero começar esse post dizendo que ele estará um pouco incompleto simplesmente porque eu ainda estou escrevendo meu projeto p/ muda-lo, entao vou postar aqui as orientacoes porque acho que já da p/ começar a ver a luz no fim do túnel.
 
 
Entendam bem, todo, TODO e qualquer projeto de pesquisa, vai e precisa sofrer alteracoes. Se você viu que uma medida nao e a melhor, ou que de repente seria legal você acrescentar uma coisa ou outra a mais, não se preocupe em sair comunicando a CAPES, afinal o que você mandou p/ eles foi uma proposta, não a tese final, então NÃO meta os pés pelas mãos, se as mudanças forem pequenas, faça-as, anote cada uma delas e quando você for entregar o relatorio anual você justifica p/ Capes/Cnpq simples desse jeito e acrescenta ai a anuência (concordância) do seu orientador (através de carta, escrita e assinada por ele) sobre a mudança e fim, siga sua vida sem maiores preocupacoes!!!
 
 
Se você não e assim Tao sortudo, como eu (porque TUDO acontece comigo?) as coisas são mais complicadinhas. Eu terei que mudar meu projeto todo, assim da agua p/ vinho praticamente, continuarei na mesma área e tema geral, mas estou mudando população de pesquisa, consequentemente os tipos de analises e na verdade a única coisa mantida será o tratamento.
No meu caso, por estar mudando tudo e mais um pouco, terei que notificar a CAPES antes, ou seja, assim que eu tiver a nova proposta pronta.
Mandei então um email p/ minha técnica que me deu a seguinte informação, tirada da Carta de Orientação ao Bolsista:
 
6.3 Mudança de instituição/orientador/plano de estudos e outros
As bolsas da Capes são concedidas para a realização de um determinado plano de
estudo, em uma dada instituição, sob supervisão de um(a) orientador(a). Alterações
em qualquer um desses fatores deverão ser devidamente justificadas e submetidas à
avaliação da Capes. Essas serão analisadas quando:
• justificadas amplamente;
• comprovada a anuência do (a) orientador (a) sobre o novo plano de estudo;
• encaminhado o novo plano de estudos;
• comprovada a aceitação do (a) novo (a) orientador (a), face à mudança de
orientação acadêmica;
• comprovada a aceitação da nova instituição, contendo a indicação do nível, área e
início do curso, com garantia de aproveitamento integral dos créditos realizados;
• evidenciada a obtenção do título dentro do prazo inicialmente previsto na
concessão da bolsa.
Ocorrendo qualquer uma das alterações citadas sem a devida concordância desta
Fundação, a bolsa poderá ser suspensa e eventualmente cancelada
.
 
Se você, assim como eu, "só" esta mudando o projeto, precisara mandar então: nova proposta+ relatorio justificando a mudança (nada de "eu mudei porque sim", seja consistente, use dados e referencias)+ carta do seu orientador concordando com o novo plano de estudo. A capes da um prazo de 3 meses p/ responder sobre essa mudança.
Eu, como muito de vocês, tenho deadline p/ mandar a proposta p/ Universidade, conversei com a minha orientadora  e ela ja sabe que eu não vou cumprir. Da mesma forma não vou esperar os 3 meses da Capes (que podem ser menos, nao sei pq ainda nao tentei) p/ mandar a proposta p/ Uni, eu farei a aplicação p/ duas ao mesmo tempo.
P/ quem não esta entendendo essa de mandar a proposta p/ Universidade, eu explico: Aqui em Anglia Ruskin, onde eu estou, eles já tinha minha proposta, e obviamente, por estar aqui, eu já fui aprovada, mas todos os alunos doutorando precisam submeter a proposta p/ Univerisdade e p/ Comitê de Ética (se for o caso), então se você não sabe se precisa fazer isso na sua Universidade fale com o seu orientador, ele e a pessoa mais indicada para tirar sua duvidas.
Enfim gente e isso, espero ter ajudar de alguma forma. Assim que tiver mais noticias farei novos post sobre o assunto.
Boa sorte!
 
Ps: se voce e doutorado sandwiche as coisas sao diferentes, olhe na sua carta de orientacao e converse com o seu tecnico.
 
 

 

7 comentários:

  1. Oi Flávia, tudo bem?
    Esse post ajudou muito... parabéns pelo blog!!
    Eu estou passando exatamente por isso, qdo a minha bolsa foi concedida era pra um projeto, então eu fiz solicitação de universidade/país, eles aceitaram... agora já iniciei as atividades nessa nova Uni, o problema é que o projeto aqui é ooooutro, completamente nada a ver com o primeiro, rs! Então eu já reescrevi todo o plano de estudos, já escrevi uma carta justificando, já tenho carta da Uni comprovando que está a par e tudo mais... a minha única dúvida é: como faço pra enviar td isso? simplesmente pelo envio de documentos via SAC-exterior??? tenho que enviar algum email pro técnico?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Caroline, entao, eu ainda nao enviei o meu, pq e todo um processo por aqui. Mas eu entrei sim em contato com a minha tecnica, e ela esta a par da mudanca ja. Vc tem que submeter via plataforma, pq a capes nao recebe nada por email. Eu sugiro, vc mandar um doc com tudo junto e mandar cada um separado, just in case! ;] boa sorte!"

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia,

    Eu vi que vc tinha comentado no grupo do doutorado pleno essa questão do encaminhamento de um projeto à CAPES.
    Gostaria de saber se vc ja obteve alguma resposta. Eu estou passando pela mesma situação, continuo com os mesmos orientadores, na mesma instituição, com o mesmo tema de pesquisa, entretanto meu projeto mudou praticamente 90%. Brevemente terei que enviar o meu novo projeto à CAPES, por isso queria saber como terminou a sua experiêcia.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Ola kaue, entao, a saga do meu projeto ainda esta na mesma. Agora eu estou mudando de orientador, mudarei de campus e de departamento e ficarei na mesma instituicao. Meu projeto mudou 110% , infelizmente, tive que em adaptar a algo que eu gosto. Estou na parte de finalizacao do mesmo, e assim que submeter p/ Universidade o farei em portugues p/ submeter a CAPES, vamos ver no que vai dar, a Uni disse que mandara quantos docs forem necessarios, entao eu espero mto nao ter problemas.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Flavia,
    Obrigado pela resposta e parabéns pelo blog! Boa sorte para nos!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia,

    eu estou passando por algo um pouco mais crítico. Não me adaptei a cidade e estou pensando seriamente em trocar de universidade/cidade/país. Você que conversou com a CAPES sobre o assunto, eles citaram algo dessa magnitude?

    Thiago M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tiago, entao, eu acabei de receber aprovacao p meu projeto. Eu mudei de cidade mas nao de universidade, no meu caso minha facu tinha dois campus diferentes.
      Eles nao implicaram com nada e recebi a aprovacao em 3 dias! (pasme!!) ahaha

      Eu sei que o edital preve esse tipo de mudanca, o que vc tem que fazer e convence-los. Mas nao tente se nao tiver aprovacao da proxima universidade que vc vai, pq eh requisito. Vou fazer um post agora sobre como foi comigo. Boa sorte

      Excluir